O Estado

Ceará, Terra da Luz e de Iracema de José de Alencar

Citado por José do Patrocínio como “Terra da Luz”, por ter sido o primeiro estado da federação a abolir a escravatura em 1884, antes mesmo da assinatura da Lei Áurea, o Ceará também recebe tal denominação devido à grande quantidade de dias ensolarados por ano. Terra de Iracema de José de Alencar, da religiosidade do Padre Cícero, dos romances de Rachel de Queiroz e de tantos outros grandes ícones, o Estado se destaca ainda pela beleza das suas praias e pela forma acolhedora e descontraída do seu povo.

O Ceará tem um litoral de 578 km de extensão, cheio de praias paradisíacas, divididas entre as chamadas Costa do Sol Poente e Costa do Sol Nascente.

Sede da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, o Estado do Ceará tem experimentado um período de grande desenvolvimento, com destaque para o fomento do turismo nacional e internacional, das exportações de amêndoa da castanha-de-caju, lagosta, pargo, camarão, melão, produtos têxteis e confecções através do Complexo Portuário do Pecém; da exploração de energia eólica, do cultivo de frutas e flores, dentre outras atividades.